Olá Perfects,

A Páscoa é o momento de celebração mais importante para os Cristãos. Nós gostamos de celebrar em família, sempre que é possível, mas mesmo quem não é Cristão é uma ótima época para juntar os amigos. Por isso, neste post vão encontrar dicas para decorar uma mesa de Páscoa e ideias para fazerem uma refeição completa e impressionar.

Dicas para a mesa de Páscoa

Dica 1 – A paleta de cores

A primeira dica para iniciarem a decoração da mesa de Páscoa é pensar na paleta de cores. A Páscoa pode remeter para os amarelos, uma cor alegre e vibrante, mas também para tons pastel com o rosa e branco, mais delicado. Este ano decidi pela última opção, pois apetecia-me uma decoração mais suave e com alguma sofisticação.

Dica 2 – Objetos temáticos

Em segundo lugar, podemos aproveitar estar altura passa usar alguns objetos mais temáticos. Para mim, faz todo o sentido decorar a mesa de Páscoa usando os símbolos que representam o início, o nascimento. Por isso, uso ovos, coelhos e flores e acabam por tornar a mesa especial. Eu tenho estes coelhos brancos e ovos em cerâmica, que foram todos presente (do meu sobrinho e afilhado), de que gosto muito. São temáticos mas não em demasia.

Objetos temáticos de decoração de PáscoaObjetos temáticos de decoração de Páscoa

Dica 3 – Os pratos

Uma terceira dica é terem sempre uns pratos brancos básicos. Estes são do IKEA e já os tenho há muito tempo, por isso creio que já nem há. Mas vi estes na Zara Home que também são fazem um efeito idêntico. Gosto do rebordo, que os tornam adaptáveis a vários contextos e menos básicos do que os que são todos lisos. Mas lembrem-se, também têm um ar mais clássico, por isso, se gostarem mais de decorações contemporâneas podem optar por um prato branco todo liso.

Pratos para a decoração da mesa de Páscoa

Dica 4 e 5 – Flores e toalha

O quarto aspeto a não esquecer são as flores. Estas ajudam muito a definir o estilo da decoração e a manter a paleta cromática. Nestes arranjos usei apenas dois tipos de flores e adorei o resultado final. Como têm várias gradações de rosa e branco ficam lindamente com a toalha de linho bordada em rosa, o que mantém a paleta cromática que defini inicialmente. O que me leva para o quinto ponto da lista de cuidados a ter na decoração da mesa de Páscoa: uma toalha bonita e uns guardanapos bordados fazem toda a diferença na decoração de uma mesa que se quer festiva.

Flores e Toalha para a decoração da mesa de Páscoa

Dica 6 – As jarras

O tipo de jarras usadas vai ajudar a definir o estilo da mesa, mas sofisticado ou mais rústico. Estas jarras são mais rústicas, mas têm uma textura que eu adorei. Encontrei-as em Flores de Joaquim Santos e trouxe logo 3 de diferentes tamanhos. Gosto de ver composições com jarras de tamanhos diferentes e também podem ser utilizadas, depois, a decorar outras zonas da casa, como a consola da entrada, ou a mesa de centro como podem ver neste post onde partilhei a forma como os usei.

Jarra de decoração para a mesa de Páscoa

Dica 7 – Os talheres

O sétimo item da vossa lista qual será? Só pode ser os talheres. Os talheres dourados são uma grande tendência e eu adoro estes da beloinox. Reparem como ficam lindos num contexto mais rústico e fazem o contraste ideal, introduzindo alguma sofisticação, sem ser em demasia.

Talheres para a mesa de Páscoa

Dica 8 – Os pratos marcadores

Uma forma de tornar uma mesa especial é colocar pratos marcadores. Já lá vai o tempo em que não se usava marcadores em palhinha por cima das toalhas, ou era uma coisa ou outra. Já viram como torna a mesa mais interessante? Tem a ver com o contraste e com a textura. Experimentem e logo me dizem se tenho ou não razão.

Pratos Marcadores para a Mesa de Páscoa

A Ementa

Agora já está tudo pronto, por isso só falta mesmo tratar do almoço. Qual vai ser a ementa? Muita alegria, sorrisos e amor. Bem sei que convém servir alguma coisa de comer, ahah! A ideia é simplificar, para termos tempo para estar com os nossos.

Entrada

A minha sugestão é servir uma tarte de frango e legumes, ou só legumes, para entrada. Usem uma massa quebrada, salteiem os legumes com o frango esfiado e encham forma, já forrada com a massa. Cubram com a outra parte da massa e se desejarem polvilhem com sementes.

Sugestão de Entrada para a mesa de Páscoa

Conduto

A seguir o célebre cabrito assado no forno. Não há nada como uma comida tradicional. A minha sogra faz um cabrito de comer e chorar por mais, por isso, não me atrevo a fazer. Sei que um dos segredos é regar de véspera com espumante de excelente qualidade, geralmente com o espumante que bebemos no dia de Páscoa. Não se esqueça das batatinhas assadas e do arroz de açafrão. Sim, eu sei que são hidratos a mais, mas não há refeição tradicional Portuguesa que não tenha arroz e batatas, não é?

(Esta foto é representativa e da autoria do Pingo Doce)

Sobremesa

Se quiserem cozinhar a sobremesa, cá em casa adoram Pavlova.  Podem decorar com morangos e chantilly, mas também estamos a ficar muito fãs de maracujá. Eu faço esta receita do Manuel Luis Goucha http://cabaredogoucha.pt/o-meu-pavlova/. No entanto, uso açúcar baunilhado para bater as natas (basta colocar numa caixa com açúcar uma vagem de baunilha) e costumo usar morangos, pois é a época deles e é sempre preferível usar fruta da época como podem ver neste post onde partilho a forma como preparo a pavlova.

Aqui ficam as minhas dicas para a vossa mesa de Páscoa. Espero que ajudem a que celebrem a Páscoa com muita alegria e com quem gostam, porque esta vida são dois dias.

Beijinhos,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

 

 

Comentar