Olá Perfects,
No passado fim de semana fomos até Madrid à Intergift 2021, uma exposição onde podemos ver várias das tendências de decoração, o que é sempre um prazer para uma decoradora (do Porto a Madrid é rápido). Aproveitamos para um passeio a dois pela cidade, relaxar e rever alguns locais que adoro.
A decisão foi tomada à última da hora. Pelo facto de terem sido canceladas nos últimos anos as feiras de decoração eu já estava a sentir falta de fazer uma destas visitas. Na verdade, não consegui ir à Maison et Objet a Paris, nem sequer a Milão ao Salone del Mobile, porque tinha projetos para terminar e compromissos marcados com clientes. Quando me apercebi que tinha o fim de semana livre decidi que ir à Intergift era uma boa ideia, até porque nunca tinha ido. Apesar de ser uma feira de decoração muito mais pequena (e este ano ainda estava mais reduzida pelo contexto) é sempre bom ver novos produtos, perceber qual está a ser o foco de alguns fornecedores, conhecer novos e apoiar os fornecedores de sempre. Como decoradora e não tendo ocorrido nenhuma exposição no Porto, considero que cada vez mais temos de ter esta consciência. Quem participa nas feiras faz um investimento financeiro e pessoal (pois é muito desgastante) e eu gosto de apoiar sempre que posso.
Os stands de que mais gostei foram os que tinham optado por decorações de estilo mais boho, kinfolk ou tropical (se não viram o meu reels no Instagram com estes exemplos vão lá ver para entenderem do que falo), com texturas naturais e elementos étnicos. Os stands que procuravam um mid century modern ou um classic luxury não eram suficientemente sofisticados nem tinham o look luxuoso que eu gosto de ver.
Tinha de marcar tudo. Problema? Já não arranjei voo para sexta-feira de manhã. Para ir sexta-feira à noite não valia a pena, pois desaproveitava o dia. A solução foi ir de carro e o Zé Alberto (querido marido) disse que ia comigo e, assim, aproveitávamos o fim de semana em Madrid para namorar. Problema 1, resolvido.
Segunda questão: Hotel e restaurantes. Decidi pedir no Instagram dicas de Hotéis e restaurantes em Madrid. Recebi várias sugestões que incluíram o Urban Hotel, o Only You Boutique Hotel Madrid, One shot fortuny, VP Jardin de recoletos, The principal Small luxury Hotels, a cadeia NH, o Vincci Soho ou o Four seasons. Todas muito interessantes com caraterísticas e preços diferentes. Sugiro que quem esteja a pensar ir para Madrid consulte estas opções, pois há muito giros para todos os gostos. Acabamos por escolher outra das vossas sugestões, o Intur Palacio San Martin. A localização é muito central, o quarto bom para um hotel de centro da cidade, que só usamos mesmo para dormir e tomar banho e um pequeno-almoço muito bom. O facto de ter vários detalhes de decoração que foram mantidos do palacete como paredes e tetos, o elevador, uma zona comum muito gira e um quarto em tons claros, ajudou na minha escolha.
Onde jantar? Mais uma vez as sugestões que me deram foram ótimas. Os únicos problemas foram: como já marquei tudo em cima já havia várias opções esgotadas. Opções como o Amazónico, Rosi La Loca e Lateral não tinham disponibilidade. O Platea estava encerrado e só abria em Outubro. Por isso, escolhemos o Ten con Ten um restaurante super cool, no Bairro de Salamanca, com um serviço super rápido e simpático, boa comida e gente bonita. Um bom mix de locais e alguns turistas (como nós).
O outro jantar foi no La Fonda Gironda. Um restaurante ‘de moda’ como dizem os espanhóis. Uma decoração muito gira, com DJ e que proporciona uma noite super animada. A comida não era tão boa como o do Ten con Ten, mas valeu pelo ambiente alegre e descontraído ao som da música mais alta do que o habitual para um restaurante, mas que já estávamos com saudades.
O La Fonda Gironda é mesmo ao pé do Habanera, que também me sugeriram. Apesar de não termos jantado lá (só tínhamos 2 jantares) o restaurante é super giro e um sítio muito cool para tomar uma bebida.
O dia de sexta-feira foi passado na Intergift, por isso, o Sábado seria o dia do passeio. Como já estivemos várias vezes em Madrid, apesar de gostarmos sempre de rever alguns locais. Partir da Porta do Sol pela Calle Arenal para o Teatro Real. Passar no Palácio real, na catedral (tem uns tetos lidos e super inspiradores para decoração e combinação de cores) e ir até à Praça de Espanha. (A Praça de Espanha está em obras (toda desmantelada), por isso, para quem vá a primeira vez não acho que seja a melhor altura. Eu esperaria pelo fim das obras).
. .
Depois seguimos para o templo de Dedod. Voltamos para a Gran Via e fomos de Metro até a Praça Cibeles e decidimos ir visitar o Museu do Prado. Definitivamente as horas que estivemos no museu não foram suficientes. O museu tem obras maravilhosas, de pintores que admiro e adoro. Não tenho uma única fotografia porque estava tão assoberbada com a quantidade de obras de arte maravilhosas que tinha. Sem dúvida tenho de voltar.
Fomos, então, passear até ao Bairro de Salamanca. O meu preferido de Madrid. Ainda procurei alguns ateliers de decoradores que adoro, mas estavam fechados por ser sábado. As lojas de decoração que vi não me encantaram, para ser franca, mas não consegui ver tudo nem percorrer todo o bairro. No entanto, a decoração das lojas de griffe são sempre um regalo e excelentes fontes de inspiração (e as coleções também, mas vamos avançar essa parte). Domingo, dia de regresso, ainda deu para passear nos arredores da Gran Via, muito próximo do Hotel. Estava muita gente, mesmo sendo cedo e essa foi umas das coisas que achei em Madrid: demasiada gente.
Creio que já perceberam que só no Sábado devemos ter andado cerca de 20km a pé, mas nós adoramos. Foi um fim de semana em cheio de inspiração para decoração, encontrei novos fornecedores, revi alguns, conheci uma nova feira que nunca tinha visitado. Percorremos zonas que não conhecíamos tão bem e numa perspetiva sem crianças, o que é sempre diferente. Um bom fim de semana de namoro.
Espero que tenham gostado de acompanhar este nosso fim de semana em Madrid e que as dicas vos possam ajudar numa futura viagem. Obrigada a todos os que responderam no Instagram, foram sugestões excelentes.
Beijinho,
Inês
BE HAPPY, BE PERFECT!