Olá Perfects,

Preparar uma festa em casa pode ser para alguns um desafio: a decoração da casa, organizar tudo, decorar a mesa, escolher a comida. Um sem fim de decisões que podem fazer com que desista. Não faça isso, se a sua casa tiver o espaço adequado para o número de convidados, não desista, crie uma festa inesquecível, porque nada mostra mais o amor que temos pelos outros do que a dedicação que colocamos na escolha dos pormenores todos, desde a comida à decoração. Siga as minhas dicas e verá que tudo ficará mais fácil.

Local da festa

1 – Dependendo das caraterísticas da casa e da época do ano, temos de decidir qual é o espaço da casa onde a refeição vai ser servida. Será no exterior ou no interior? A partir de Maio com a chegada das comunhões e batizados, quem tem um espaço exterior pode bem aproveitar. Nós temos celebrado várias festas desde profissão de fé, aniversários de Verão e até Santos Populares no jardim e é excelente para todos. É prático e todos gostam de usufruir do jardim e da zona de estar no exterior, desde as crianças aos mais velhos.

Como já referi em cima, devemos pensar no número de pessoas que vamos convidar e o espaço que temos disponível. Isso determina logo à partida se vamos fazer um jantar/almoço sentado ou se optaremos pela alternativa volante. As duas podem ser ótimas, mas naturalmente tem impacto das restantes escolhas.

Mesa da Festa em Casadecoração de mesa de interior

 

Por onde começar?

 

2 – O mais simples é escolher um tema e/ou uma paleta de cores. Se for uma comunhão o tema está definido à partida. Escolher as cores base vai ajudar muito a manter consistência entre tudo e não dispersar. Eu gosto perguntar as minhas filhas quais as suas preferências. A Mafalda escolhe sempre o cor de rosa porque adora, mas a Matilde preferiu azul e o Crisma da Leonor foi com lilás e verde.

 

3 – Convidar as pessoas. Eu sei que parece básico, mas é fundamental fazê-lo cedo para saber quantas pessoas terá ao certo na festa. Como os vai convidar? Claro que depende da festa ser um pouco mais formal ou menos. Há empresas que fazem convites muito giros para comunhões e batizados, veja por exemplo a Malaquite Illustrations e o atelier da Tufi , ambos com coisas muito giras e delicadas.

 

4 – Escolher a comida. Quer faça em casa quer decida encomendar fora prepare com antecedência. Um serviço volante requer um prato fácil de comer em pé, logo tenha esse aspeto em consideração. Pense nos canapés, finger food delicada faz sempre mesas bonitas e requintadas e são fáceis de comer enquanto se convive. Há imensos sites com inspirações para fazer em casa coisas fáceis. Já usei várias das ideias que vi aqui em festas anteriores, são fáceis de fazer e bastante decorativas https://www.brit.co/tiny-finger-foods-toothpick-recipes/) e as empresas de catering têm sempre sugestões interessantes. Se forem do Porto (e arredores) podem sempre consultar a Grandes Encontros catering e a Silva Carvalho catering, têm ambas opções interessantes e bem práticas. A empresa que serviu a profissão de fé da Mafaldinha foi a Grande Encontros e estava tudo muito bom.

 

5 – Usar ajuda. Para mim é fundamental ter alguém para ajudar nestas festas. Mesmo que o serviço de catering entregue apenas a comida, ter alguém que levante a loiça e mantenha a cozinha organizada é fundamental para a minha sanidade mental e para usufruir da festa. As empresas de catering geralmente também oferecem esse serviço, caso não tenham nenhum contacto. Creio que a empresa Interdomicílio também vos pode ajudar a encontrar alguém. Não hesitem em contratar alguém, depois de os convidados chegarem vocês podem aproveitar, caso contrário não é uma festa é um trabalho.

 

6 – A decoração da mesa é outro dos aspetos que muitas vezes vos preocupa. Não tenho pratos iguais para todos, nem cadeiras iguais, nem talheres, o que hei-de fazer? E qual é o problema? Ninguém tem de ter 20 cadeiras iguais, a nossa casa não é um restaurante. A minha sugestão é que misturem conjuntos de pratos, que esteja dentro da paleta de cores. Podem conjugar serviços que tenham ou com o serviço da mãe/irmã/amiga. Se conseguirem usar o prato de base neutro, ajuda muito e depois misturar os pratos de entrada/sobremesa fica bem giro. Podem até intercalar um prato de cada cor. O interessante é não juntarem todos os iguais num dos lados e os diferentes noutro lado, assim daria a ideia de que a mesa está dividida. Misturem os padrões ou cores, intercalando na mesa. No caso desta última festa usamos um serviço básico branco e cinza que eu tenho em grande quantidade, o que me deu uma base neutra para a mesa. O que não tinha igual para todos: talheres e guardanapos de pano. O que fiz? Intercalei os guardanapos rosa com os taupe, usei os mesmos marcadores e pedi talheres à minha irmã. Ficou harmonioso na mesma, porque a paleta de cores usada na decoração era consistente.

Se mesmo assim preferem tudo igual, as empresas de catering alugam tudo o que necessitam desde mesas, cadeiras, louça… Ah, sim, as toalhas. Mais uma vez digo, nestes casos o branco nunca falha. Uma toalha de linho, com um bordado, torna logo uma mesa especial.

 Decoração de Mesa para Festas em Casa

7 – Na sequência do que disse antes sugiro que, no caso das refeições sentadas, marquem os lugares. Quando faço uma festa descontraída e não faço marcadores arrependo-me sempre de não ter feito. Não gosto nada daquela fase em que estão todos em frente à mesa sem saber onde se irão sentar. Assim ninguém tem dúvidas e tudo flui da melhor forma. Há várias formas de o fazer e há até cartões já à venda em boas papelarias. No caso das comunhões eu gosto de pintar de acordo com o tema escolhido, neste caso usei flores rosa, pois todos os elementos decorativos tiveram esse princípio, por isso, pintei umas coroas de flores que decorei com as espigas rosa. Podem usar fitas, já usei folhas e escrevi os nomes das próprias folhas… eu sei lá. A imaginação é o limite.

Marcador de Lugar para Festas em Casa

8 – Nenhuma mesa fica completa sem as flores. Se tiverem jeito, gosto e tempo podem fazer os vossos próprios arranjos, caso contrário vão à vossa florista de eleição e expliquem a vossa ideia. Cá em casa as duas situações já ocorreram. Já fiz os arranjos e já encomendei da florista. Depende do tempo que tenha disponível, da época do ano o do que procure atingir. Como tenho muitas Hortenses, a partir da Primavera, e é uma flor que adoro, gosto muito de as usar em arranjos. Desta vez decidi que queria ver toda a decoração das flores ao longo de mesa, que era bastante longa. Para isso, necessitava de ajuda, até porque não tinha vasos em número suficiente para o fazer. No Porto há algumas floristas cujo trabalho adoro. Desta vez foi a Bloom que fez os arranjos e, no caso de precisarem de vasos, para mim é a opção certa. A Isabel Castro Freitas também faz trabalhos muito delicados e a Flores de Joaquim Santos é outras das minhas floristas de eleição. Se forem de Braga a Quintal de Flor também faz trabalhos lindos. Uma nota, depois de escolherem as flores para a mesa não se esqueçam de comprar mais algumas para decorar outras jarras pela casa e até para a mesa de bolo. Fica muito lindo tudo a combinar.

flores como decoração de Festas em Casa

9 – Já que estamos a falar de mesas de bolos, no caso das comunhões (ou profissão de fé) pode ser algo bem simples. Geralmente escolho, para além do bolo de comunhão, os cakepops e, em alguns casos, algumas bolachinhas, que fazem um lindo efeito decorativo. Desta vez a responsável foi a Ju da Love My Party by Ju, mas também adoro os bolos Vegan da Angela Vilhena – Vegan Baker.  Podem incluir alguns brigadeiros que as crianças costumam adorar. Usem uma mesa bonita ou então cubram com uma toalha especial. Usei esta toalha que tem mais de 40 anos, foi usada no meu batizado que, além de linda, tem um significado especial. Não se esqueçam de explicar à cake designer a paleta de cores e o look geral da festa, decorem a mesa do bolo com arranjos florais que combinem com a mesa da festa.

 Bolo da Festa em Casa Mesa do Bolo da Festa em Casa

Mesa do Bolo da Festa em Casa rosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 – Outro dos aspetos a ter em conta é a utilização de mesas de apoio. Uma mesa onde possam colocar os canapés, caso não faça sentido para vocês ter sempre alguém a servir, mais tarde pode ser utilizada para colocar as sobremesas. Uma mesa de apoio com as bebidas também costuma ajudar. Pode-se colocar frapés com o várias bebidas no frio e torna tudo mais prático. Se for uma refeição volante uma zona só com louça e talheres é bastante prática e para mim um must have.

11 – A decoração da casa é algo que considero sempre nestes dias. Verificar as toalhas, velas e flores nas casas de banho, arranjos de flores que sejam consistentes com os da mesa de festa e a zona de estar. Se a festa é no interior, à partida, a zona de estar está já criada na própria sala. Quando é no exterior nem sempre é assim. Não se esqueçam que ao longo do dia a festa tem várias pausas e os convidados gostam de se sentir confortáveis. Se tiverem um jardim, criem uma zona de estar como se de uma sala se tratasse, mas com decoração adequada para o exterior, usando tecidos, mobiliário de exterior e até um tapete que seja adequado não esquecendo as plantas, criei um post com dicas de decoração de prédios de exterior. Os convidados vão-se sentir felizes e vão ter um espaço para relaxar, o que sabe sempre bem.

Decoração da Casa em Festas em casa

12 – Os pormenores. Ao longo deste post já falei de vários pormenores a ter em conta quer na decoração da casa, na decoração da mesa e de bolo, nos detalhes no WC e até nos marcadores de lugar. Todos esses aspetos são importantes para ter em consideração e criar uma festa especial. No caso de uma comunhão os Santinhos (já usei o da Malaquite e gostei imenso) são algo a considerar e podem depois fazer ligação com outras coisas, por exemplo, com um detalhe que tenho incluído nas festas e que, mesmo sendo muito simples, é algo que fica para sempre: o livro de dedicatórias. Nos últimos anos tenho pintado a capa dos livros, de acordo com os tons usados nas festas. Neste caso fiz a capa a combinar com os marcadores de lugar. Acho uma ideia muito bonita e que fica uma bela recordação. Se não tiverem jeito para pintar, nem vontade, há imensas imagens on-line que podem usar gratuitamente (vejam no Canva, por exemplo). Podem até imprimir iguais e pedir à criança para escrever um cartão de agradecimento aos convidados. Também já fiz e é uma ideia bem amorosa.

 

Livro de Dedicatórias dos Convidados DIYSantinhos para Festas ReligiosasCartões de Dedicatórias dos Convidados

Apesar de tudo, não se esqueçam: as festas são para ser vividas em família e amigos e para que todos estejam bem dispostos. Não vale a pena ter receio de receber em casa, basta alguma organização e gosto pelo que se faz. Por isso, divirtam-se e aproveitem. Bom regresso às festas, pois nós estávamos com saudades.

BE HAPPY, BE PERFECT!

Comentar